ATIVIDADE RECREATIVAS
Arco Íris
Os participantes sentados no chão, em roda, com as pernas cruzadas,
ficando uma de pé no centro. Cada jogador faz um “x” a sua frente, para
marcar seu lugar e anuncia, em voz alta, a cor que escolheu para si.
Para iniciar, a criança destacada põe-se a andar em volta do círculo (ou
por entre as outras), dizendo: “Hoje é dia de festa; venha quem está de
.... azul”, no que é logo obedecido pelo jogador que escolheu aquela
cor. Assim vão sendo solicitadas várias cores com as respectivas
crianças a correr atrás da criança do centro. Em dado momento, este
grita “arco-íris”, levantando-se, então, para acompanhá-lo quem ainda
não o tinha feito. Depois da coluna completa ter dado duas ou três
voltas pelo círculo, o chefe anuncia “acabou-se a festa”, correndo todos
a cata de um lugar. Quem não consegue vai ser o chefe da próxima
jogada.
VARAL DE ROUPAS
Recursos Didáticos:: coletes, corda sisal, pregador de roupas.
Desenvolvimento: Varal de roupas é uma brincadeira que
assimila uma atividade doméstica realizada pelas nossas mães após a lavagem das
roupas.
- Formar duas equipes com o mesmo número de participantes e nas duas traves da quadra ou no pátio montar um varal de roupa, em cada varal pendurar 3 camisas cada uma com dois pregadores de roupa e deixar no chão embaixo do varal mais três peças de roupa, após o sinal do recreador a primeira crianças de cada equipe sai correndo em direção ao seu varal e em seguida tira todas as peças que estão penduradas deixando-as no chão e pegas as que estão no chão e pendura no lugar das outras, não se esquecendo que cada peça de roupa deverá ser fixada no varal com dois pregadores. Ganhará a brincadeira a equipe que terminar primeiro
ROUBA BANDEIRA
Recursos didáticos: Um bandeira ou lenço
Formação: em equipes.
Desenvolvimento:
As crianças são divididas
em dois times. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada
espaço é fincada a bandeira do time (pode ser uma garrafa PET, lata, pedaço de
madeira) . O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua,
atravessando o campo adversário correndo.
Quando um ou
mais jogador tenta atravessar o campo inimigo, precisa cuidar para não ser pego
por nenhum de seus adversários, senão fica “preso” no fundo do campo e não pode
mais ajudar seu time. Os jogadores presos no campo adversário só podem ser
libertados pelo toque de um de seus companheiros de time.
Enquanto
parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica
incumbido de proteger a sua própria bandeira evitando que os adversários
cheguem
Atividade realizada com crianças de 04 a 10, anos, a crianças realizaram esta atividade com muita alegria e entusiasmo tornando a aula de recreação um ambiente agradável e divertido.
Desenvolvimento:
Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da quadra e do outro
lado, a uns 20 metros é colocada uma cadeira com um tênis em cada pé da
cadeira. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila, sai
correndo “descalça” a cadeira e corre até sua equipe, bate na mão do
próximo aluno e este faz o mesmo percurso, desta vez deve “calçar” a
cadeira. E assim sucessivamente, até que todos tenham realizado a
atividade.Alunos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão. Ao comando do professor, os alunos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro aluno coloque o pé esquerdo no chão. Tudo isso é feito em um determinado tempo. E sempre que o professor apitar, os alunos podem ir trocando de parceiros. É importante que os alunos tenham o mesmo biótipo físico e sexo correspondentes.
BAMBOLÊ MÁGICO
Atividade realizada nas aulas de recreação no CEPEP (Centro Educacional Prof. Estevão Pinto) com crianças de 04 a 10 anos.
Desenvolvimento: Duas equipes perfiladas numa das extremidades da quadra, sendo que os dois primeiros de cada fila devem ter dois bambolês cada. Ao sinal do professor, os alunos devem colocar um dos bambolês no chão, pisar dentro dele e colocar outro bambolê na frente, pisar dentro e pegar o de trás e assim sucessivamente até fazer o contorno em um cone que esta a uns 10 metros de distância e voltar da mesma forma
Desenvolvimento: Duas equipes perfiladas numa das extremidades da quadra, sendo que os dois primeiros de cada fila devem ter dois bambolês cada. Ao sinal do professor, os alunos devem colocar um dos bambolês no chão, pisar dentro dele e colocar outro bambolê na frente, pisar dentro e pegar o de trás e assim sucessivamente até fazer o contorno em um cone que esta a uns 10 metros de distância e voltar da mesma forma
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