31 de mai. de 2012

Oração do Professor de Educação Física


Senhor,
Permitiste que nos fizéssemos professores,
Que aprendamos, primeiro
Pelo respeito aos seres humanos
Que entregares ao nosso trabalho
E à nossa dedicação
Que compreendamos que nossa missão
Não é de moldarmos supercriaturas
Que não vejamos apenas o corpo
Mas a alma que é sua flama e verdadeira vida
Que o adestramento dos músculos
E a sincronização de movimentos
Reflitam a indispensável harmonia interior
Que sintamos a alegria de recuperar
De consertar, de corrigir
E que, além disso, transmitamos a esperança
Que nasce do saber
Que, se há limites máximos para a mente da criatura
Àqueles que não tem condições
De realizar fisicamente aquilo a que teriam direito
Possamos comunicar a bravura de não se entregar
E o conforto de não abandonar a luta
Que se confunde com a própria existência.
Que ensinemos pela voz e pelo exemplo
E que a verdadeira liberdade
É aquela que respeita princípios
Que se põe a serviço da harmonia corpo-alma
Que vive e faz viver.
Que transmitamos
Que as maiores vitórias não são as que levam aos ódios,
Às medalhas ou as orações
Mas que resultam das silenciosas e incomparáveis refregas
Que se travam no coração e no pensamento
Que compreendamos
Que são diferentes as condições corporais
De acordo com a faixa de idade
E conforme as muitas variedades
Antropomórficas, culturais, ambientais,
Pessoais, sociais, educacionais
Porém apesar dessas diferenças
Todos são sempre credores
De nosso respeito, de nossa dedicação,
De nosso trabalho, de nosso afeto,
Porque estás em cada um
E, justamente, naquele em que parece mais difícil.
Encontrar-te e revelar-te
É onde mais se deve concentrar nosso esforço
Nosso trabalho e nossa consciência de educadores
Já que educar é exatamente trazer-te a tona…
Senhor: tu criaste o ser cujas aptidões físicas
Determinaste-nos que aprimorássemos:
Que o façamos tomados pelo teu espírito de amor…
Assim seja,
Senhor!

28 de mai. de 2012


                   12 MANEIRAS DE TRANSFORMAR O SEU ALUNO EM Fà                                
    
Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.

O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.

Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:

1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.

2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.

3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,

4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas es.com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiariedades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.

5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.

6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".

7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.

8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade. Abuse de caixas de su

9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?

10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão muito úteis para eles mais tarde.

11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas.

12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer mentindo.