7 de jun. de 2012

INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE BI CAMPEÃO 2003/2008


Independente General Dutra, Bi Campeão Medinense 2003/2008, hoje General Dutra é mais respeitado graças a vocês que se esforçaram e lutaram por um ideal, Obrigado a todos os atletas que fizeram parte dessas conquistas e que Deus os abenções. Abraço a todos.

6 de jun. de 2012

11 ATIVIDADES RECREATIVAS

COBRA-CEGA

  • Formar uma roda. Escolher uma aluno que ficará no centro, com os olhos vendados: este será a COBRA CEGA.
  • Ao sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. em um dado momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar para um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar adivinhar que é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega que ficará em seu lugar.

Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciar a atividade. 
  • Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se dentro do círculo e, de vem em quando, pode tocar a cobra-cega, fugindo novamente até ser pego.

ABACAXI

Os alunos ficarão de frente para o professor e ele dirá:
  • ABACAXI:
  • XI:
  • MARACUJÁ:
  • JÁ:
  • FAREIS TUDO QUE O REI MANDAR?
  • FAREMOS TODOS...
  • ENTÃO QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:
a) Qualquer coisa na cor vermelha;
b) um objeto redondo;
c) a menos coisa que encontrarem;
d) algo que seja azul e quadrado.

ROUBA A CAUDA

Espalhados em um espaço determinado, cada criança deve ter um lenço, tiras de papel ou tiras de tecidos presos na cintura sem amarrar.

Ao sinal, cada aluno deverá defender sua cauda e ao mesmo tempo tirar a cauda dos demais.

Ao final do jogo, quando todos estiverem sem suas caudas, será feita a contagem das caudas que cada aluno conseguiu pegar.

CORRIDA DOS BASTÕES

Separa dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.

Ao sinal, os primeiros de cada coluna farão o percurso rolando um bastão pequeno (mais ou menos 40 centímetros), com auxílio de um bastão grande e entregando depois aos seguintes, que repartirão a tarefa, e assim sucessivamente.

Será vencedor o grupo que realizar a atividade por primeiro.

PLIM

Formar um círculo. O professor, no centro do círculo, pede que cada um diga, em sequência, um número. 

Quando forem números múltiplos de 2, 3, 4, 5, ... em sua composição, deverão ser omitidos e no lugar do número, o aluno dirá "PLIM". 

Exemplo: 1,2, Plim, 4, 5, Plim, 7, 8, Plim, 10, 11, Plim, 13, 14, Plim....
  • O aluno que errar perderá um ponto. Será vencedor o aluno que maior número de pontos tiver

CORRIDA DE NÓ

Organizar o grupo em colunas com número igual de alunos sentados. Entregar um lenço ao último de cada grupo.

Ao sinal do professor, esse aluno atará com um nó o lenço no braço esquerdo do colega à sua frente. Este, por sua vez, desatara o nó com a mão direita e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e assim sucessivamente até o primeiro levantar seu braço esquerdo com o lenço atado.

Será vencedor o grupo que terminar primeiro.

PASSAR O ARCO PELO CORPO

Dividir dois ou mais grupos em coluna com a mesma quantidade de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada. 

Ao sinal do professor, o primeiro de cada coluna sairá correndo e pegará o arco, colocado no lado oposto das colunas, transpassando-o pelo corpo e deixando-o no mesmo lugar. Retornar em seguida para tocar na mão do segundo aluno da coluna, que, por sua vez, repetirá a tarefa e assim sucessivamente.

Será vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.

PÉ NA LATA

Escolher um local amplo para a turma correr e esconder-se livremente. Um aluno será o pegador e o outro aluno, escolhido pela turma, dará o chute na lata.

Após o chute, os demais alunos sairão correndo para se esconder do pegador, e este correrá, não podendo olhar para trás até o momento de pegar a lata, quando então sairá à procura dos colegas. Mas antes disso, deverá colocar a lata de volta em seu lugar.

Ao localizar um colega escondido, deverá correr até a lata e gritar "pé na lata!", dizendo o nome dele. Se o colega descoberto chegar na lata antes do pegador, poderá chutá-la novamente, conseguindo sua liberdade e daqueles que, por ventura, tenham sido capturados anteriormente. o primeiro aluno pego será o próximo pegador.

CORRIDA DE TRANSPORTES

Dois grupos divididos em números iguais. Deixar os alunos escolherem seus grupos. Os grupos ficarão atrás de uma linha demarcada. O primeiro aluno de cada grupo estará com três ou quatro bolas não mão.

Ao sinal do professor, sairá correndo transportando as bolas para colocá-las dentro de um arco, colocado do lado oposto. Depois voltará correndo para tocar na mão do segundo da equipe, que, por sua vez, deverá buscará as bolas e entregá-las ao terceiro, que as colocará no arco novamente e assim sucessivamente.

O aluno que deixar a bola cair ou rolar fora do arco, deve apanhá-la e colocá-la no lugar para continuar o jogo.

O grupo que completar a prova por primeiro será vencedor.

ARRUMA - DESSARRUMA

Formar duas equipes, disposta em colunas. Em frente de cada coluna, dispõe-se dez latinha empilhadas em forma de pirâmide (4 latinhas na base, 3 latinhas em cima destas, 2 em cima das três e uma latinha em cima das duas anteriores).

Aos sinal, o primeiro jogador sai correndo e desarruma as latinhas (tirando-as uma de cima da outra). Volta para sua equipe e toca na mão do seguinte. este sai correndo em direção às latinhas e as arruma conforme estavam no início, volta e toca a mão do próximo colega e assim por diante. Será vencedora a equipe que terminar a tarefa em primeiro lugar.

MINHA TIA VOLTOU DA BAHIA

Um aluno inicia o jogo dizendo: "MINHA TIA VOLTOU DA BAHIA E TROUXE UM CHAPÉU".
O seguinte pode dizer, por exemplo: "MINHA TIA VOLTOU DA BAHIA E TROUXE UM CHAPÉU, UM COCO".
O jogo continua, repetindo-se a sequência e acrescentando-se sempre uma palavra a mais.
O texto inicial poderá ser modificado.
E agora? Caminhar ou correr? Qual a melhor atividade?
A princípio, qualquer pessoa iniciante numa atividade física, mesmo que pretenda um dia correr, necessariamente deverá começar o treinamento pela caminhada. Aos poucos essa caminhada passa a ficar mais vigorosa, depois intervala com pequenos trotes até correr normalmente.
Sabidamente a caminhada bem vigorosa pode até oferecer mais vantagens se comparada com uma corrida muito lenta. Vejamos: 
1) Para manter um passo forte é preciso estar fazendo força o tempo todo para não perder o ritmo. Com isso se gasta mais calorias do que num trote onde o sujeito está numa situação de equilíbrio e conforto. É possível duas pessoas se deslocar lado a lado na mesma velocidade, uma trotando e a outra caminhando forte. A segunda estará ganhando mais em termos de desempenho. Além disso, a primeira estará teoricamente sofrendo mais impacto nas articulações que pode chegar a duas vezes e meia o peso corporal. Na caminhada o corpo em nenhum momento fica no ar com um pé sempre em contato com o solo.
2) Caminhando forte, durante todo o tempo o sujeito estará raciocinando rápido prevendo os possíveis desvios dos obstáculos que não são poucos. Sejam pessoas aglomeradas num ponto de ônibus, carros estacionados irregularmente, bicicletas, buracos, desníveis além das indesejáveis fezes de cachorros. Isso acaba desenvolvendo a noção espacial, a coordenação motora, a agilidade e o reflexo. Por vezes é preciso acelerar para aproveitar o sinal que vai fechar ou atravessar uma rua nas brechas longas entre um carro e outro. Essa previsão permanente é mais ou menos o que faz um motorista na chamada direção defensiva.
3) O ganho numa caminhada dessas pode ser ainda maior se tiver a oportunidade de caminhar com uma pessoa mais rápida. Ou seja, alguém que puxe o ritmo.
4) Se você não deseja correr, mas quer melhorar o seu desempenho, existe a possibilidade de aumentar a dificuldade escolhendo percursos com ladeiras e/ou escadaria. A ladeira, e mais ainda a escada fortalecem especialmente os músculos da frente das coxas, as batatas das pernas e os dos pés. A freqüência cardíaca fica bem mais acelerada trazendo grande benefício para o sistema cardiovascular. Como se diz no popular. “O coração vem na boca”, mas ninguém morre ou passa mal por causa disso desde que mantenha um programa lento, gradual e progressivo passando por várias etapas de evolução. Além disso, um percurso pesado com ladeiras e escadas contribui e muito para o emagrecimento porque o gasto calórico é bem significativo nessas condições.
5) Outra grande vantagem da caminhada, como é a atividade mais acessível a qualquer pessoa, a possibilidade de formar grupos é maior estreitando laços de amizade.
6) Apesar de a caminhada rápida exigir um grau de atenção significativo pode-se apreciar mais os detalhes da paisagem e tudo a seu redor. O estímulo visual associado à atividade física tem a ver com a liberação de endorfinas que dão a sensação de prazer durante e após o encerramento da atividade. Isso previne a depressão e o mau humor.
7) Uma vez escolhido um bom trajeto, será sempre saudável o autodesafio procurando baixar cada vez mais o tempo para um mesmo percurso.
8) As pessoas com excesso de peso devem evitar correr ou trotar mesmo que se sintam capacitadas para isso por causa da sobrecarga nas articulações. Depois de perder alguns quilinhos a corrida será mais prazerosa. O mesmo vale para quem se recupera de lesões.
9) As caminhadas com mais de uma hora exigem os mesmos cuidados dos corredores com relação à hidratação, vestuário, tênis adequado e descanso suficiente.
10) Os benefícios valem para caminhada rápida na esteira cujos modelos mais novos têm boa velocidade e inclinação satisfatória. Um DVD pode quebrar a possível monotonia e com auxílio de um espelho corrigir a postura e a passada. 

 O cálculo do gasto calórico na caminhada:
6,5 X peso Kg X tempo da caminhada /60 min
Ex: 6,5 x 80 kg 30 min./60 min = 260 calorias
A progressão do exercício pode ser pela distância, pelo tempo (comece com 15 minutos e vá progredindo) ou por ambos, mas a velocidade e a duração personalizada somente poderá ser escolhida fidedignamente através da freqüência cardíaca que deverá ser de 65% a  85% da freqüência cardíaca máxima – FCM. 

Antes de começar o exercício, devemos encontrar a pulsação no punho, tórax ou região do pescoço, contando o número de batimentos por 10 segundos e multiplicar por 6, o resultado é sua freqüência cardíaca em repouso.   Ex.:  12 batimentos x 6 =  72 batimentos por minuto em repouso.
Devemos fazer o mesmo procedimento quando terminamos o exercício, para encontrarmos a Freqüência Cardíaca Após o Exercício (FCAE). Através da relação de proximidade entre FCR e FCPE descobrimos se melhoramos nosso condicionamento físico.
A freqüência cardíaca máxima é 220 – (idade da pessoa), tendo uma margem de abrangências (desvio padrão) de + ou -  10 até 25 anos e a partir dos 25 anos  +  ou  -  12.
                          Ex.: 220 – 15 anos = 205 podendo oscilar entre 195 a 215.  

Conclusão: a FCM é de 205 podendo oscilar de 195 a 215 batimentos.
   Cálculo para pessoas destreinadas:      FCM= 205 – (0.42 x idade)