Este blog tem como finalidade divulgar meu trabalho como professor de Educação Física.
7 de jun. de 2012
6 de jun. de 2012
11 ATIVIDADES RECREATIVAS
COBRA-CEGA
- Formar uma roda. Escolher uma aluno que ficará no centro, com os olhos vendados: este será a COBRA CEGA.
- Ao sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. em um dado momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar para um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar adivinhar que é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega que ficará em seu lugar.
Dar oportunidade a
todos os alunos de vivenciar a atividade.
- Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se dentro do círculo e, de vem em quando, pode tocar a cobra-cega, fugindo novamente até ser pego.
ABACAXI
Os alunos ficarão de frente para o professor e ele
dirá:
- ABACAXI:
- XI:
- MARACUJÁ:
- JÁ:
- FAREIS TUDO QUE O REI MANDAR?
- FAREMOS TODOS...
- ENTÃO QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:
a) Qualquer coisa na cor vermelha;
b) um objeto redondo;
c) a menos coisa que encontrarem;
d) algo que seja azul e quadrado.
ROUBA A CAUDA
Espalhados em um
espaço determinado, cada criança deve ter um lenço, tiras de papel ou tiras de
tecidos presos na cintura sem amarrar.
Ao sinal, cada
aluno deverá defender sua cauda e ao mesmo tempo tirar a cauda dos demais.
Ao final do jogo,
quando todos estiverem sem suas caudas, será feita a contagem das caudas que
cada aluno conseguiu pegar.
CORRIDA DOS
BASTÕES
Separa dois grupos
em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus
grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
Ao sinal, os
primeiros de cada coluna farão o percurso rolando um bastão pequeno (mais ou
menos 40 centímetros), com auxílio de um bastão grande e entregando depois aos
seguintes, que repartirão a tarefa, e assim sucessivamente.
Será vencedor o
grupo que realizar a atividade por primeiro.
PLIM
Formar um círculo.
O professor, no centro do círculo, pede que cada um diga, em sequência, um
número.
Quando forem números
múltiplos de 2, 3, 4, 5, ... em sua composição, deverão ser omitidos e no lugar
do número, o aluno dirá "PLIM".
Exemplo: 1,2,
Plim, 4, 5, Plim, 7, 8, Plim, 10, 11, Plim, 13, 14, Plim....
- O aluno que errar perderá um ponto. Será vencedor o aluno que maior número de pontos tiver
CORRIDA DE NÓ
Organizar o grupo
em colunas com número igual de alunos sentados. Entregar um lenço ao último de
cada grupo.
Ao sinal do
professor, esse aluno atará com um nó o lenço no braço esquerdo do colega à sua
frente. Este, por sua vez, desatara o nó com a mão direita e o atará da mesma
maneira no braço esquerdo do colega da frente e assim sucessivamente até o
primeiro levantar seu braço esquerdo com o lenço atado.
Será vencedor o
grupo que terminar primeiro.
PASSAR O ARCO PELO
CORPO
Dividir dois ou
mais grupos em coluna com a mesma quantidade de alunos. Deixar os alunos
escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
Ao sinal do
professor, o primeiro de cada coluna sairá correndo e pegará o arco, colocado
no lado oposto das colunas, transpassando-o pelo corpo e deixando-o no mesmo
lugar. Retornar em seguida para tocar na mão do segundo aluno da coluna, que,
por sua vez, repetirá a tarefa e assim sucessivamente.
Será vencedor o
grupo que completar a prova por primeiro.
PÉ NA LATA
Escolher um local
amplo para a turma correr e esconder-se livremente. Um aluno será o pegador e o
outro aluno, escolhido pela turma, dará o chute na lata.
Após o chute, os
demais alunos sairão correndo para se esconder do pegador, e este correrá, não
podendo olhar para trás até o momento de pegar a lata, quando então sairá à
procura dos colegas. Mas antes disso, deverá colocar a lata de volta em seu
lugar.
Ao localizar um
colega escondido, deverá correr até a lata e gritar "pé na lata!",
dizendo o nome dele. Se o colega descoberto chegar na lata antes do pegador,
poderá chutá-la novamente, conseguindo sua liberdade e daqueles que, por
ventura, tenham sido capturados anteriormente. o primeiro aluno pego será o
próximo pegador.
CORRIDA DE
TRANSPORTES
Dois grupos
divididos em números iguais. Deixar os alunos escolherem seus grupos. Os grupos
ficarão atrás de uma linha demarcada. O primeiro aluno de cada grupo estará com
três ou quatro bolas não mão.
Ao sinal do professor,
sairá correndo transportando as bolas para colocá-las dentro de um arco,
colocado do lado oposto. Depois voltará correndo para tocar na mão do segundo
da equipe, que, por sua vez, deverá buscará as bolas e entregá-las ao terceiro,
que as colocará no arco novamente e assim sucessivamente.
O aluno que deixar
a bola cair ou rolar fora do arco, deve apanhá-la e colocá-la no lugar para
continuar o jogo.
O grupo que
completar a prova por primeiro será vencedor.
ARRUMA -
DESSARRUMA
Formar duas equipes,
disposta em colunas. Em frente de cada coluna, dispõe-se dez latinha empilhadas
em forma de pirâmide (4 latinhas na base, 3 latinhas em cima destas, 2 em cima
das três e uma latinha em cima das duas anteriores).
Aos sinal, o
primeiro jogador sai correndo e desarruma as latinhas (tirando-as uma de cima
da outra). Volta para sua equipe e toca na mão do seguinte. este sai correndo
em direção às latinhas e as arruma conforme estavam no início, volta e toca a
mão do próximo colega e assim por diante. Será vencedora a equipe que terminar
a tarefa em primeiro lugar.
MINHA TIA VOLTOU
DA BAHIA
Um aluno inicia o
jogo dizendo: "MINHA TIA VOLTOU DA BAHIA E TROUXE UM CHAPÉU".
O seguinte pode
dizer, por exemplo: "MINHA TIA VOLTOU DA BAHIA E TROUXE UM CHAPÉU, UM
COCO".
O jogo continua,
repetindo-se a sequência e acrescentando-se sempre uma palavra a mais.
O texto inicial
poderá ser modificado.
E agora?
Caminhar ou correr? Qual a melhor atividade?
A princípio,
qualquer pessoa iniciante numa atividade física, mesmo que pretenda
um dia correr, necessariamente deverá começar o treinamento pela
caminhada. Aos poucos essa caminhada passa a ficar mais vigorosa,
depois intervala com pequenos trotes até correr normalmente.
Sabidamente a
caminhada bem vigorosa pode até oferecer mais vantagens se comparada
com uma corrida muito lenta. Vejamos:
1) Para manter um passo forte
é preciso estar fazendo força o tempo todo para não perder o ritmo.
Com isso se gasta mais calorias do que num trote onde o sujeito está
numa situação de equilíbrio e conforto. É possível duas pessoas se
deslocar lado a lado na mesma velocidade, uma trotando e a outra
caminhando forte. A segunda estará ganhando mais em termos de
desempenho. Além disso, a primeira estará teoricamente sofrendo mais
impacto nas articulações que pode chegar a duas vezes e meia o peso
corporal. Na caminhada o corpo em nenhum momento fica no ar com um
pé sempre em contato com o solo.
2) Caminhando
forte, durante todo o tempo o sujeito estará raciocinando rápido
prevendo os possíveis desvios dos obstáculos que não são poucos.
Sejam pessoas aglomeradas num ponto de ônibus, carros estacionados
irregularmente, bicicletas, buracos, desníveis além das indesejáveis
fezes de cachorros. Isso acaba desenvolvendo a noção espacial, a
coordenação motora, a agilidade e o reflexo. Por vezes é preciso
acelerar para aproveitar o sinal que vai fechar ou atravessar uma
rua nas brechas longas entre um carro e outro. Essa previsão
permanente é mais ou menos o que faz um motorista na chamada direção
defensiva.
3) O ganho numa
caminhada dessas pode ser ainda maior se tiver a oportunidade de
caminhar com uma pessoa mais rápida. Ou seja, alguém que puxe o
ritmo.
4) Se você não
deseja correr, mas quer melhorar o seu desempenho, existe a
possibilidade de aumentar a dificuldade escolhendo percursos com
ladeiras e/ou escadaria. A ladeira, e mais ainda a escada fortalecem
especialmente os músculos da frente das coxas, as batatas das pernas
e os dos pés. A freqüência cardíaca fica bem mais acelerada trazendo
grande benefício para o sistema cardiovascular. Como se diz no
popular. “O coração vem na boca”, mas ninguém morre ou passa mal por
causa disso desde que mantenha um programa lento, gradual e
progressivo passando por várias etapas de evolução. Além disso, um
percurso pesado com ladeiras e escadas contribui e muito para o
emagrecimento porque o gasto calórico é bem significativo nessas
condições.
5) Outra grande
vantagem da caminhada, como é a atividade mais acessível a qualquer
pessoa, a possibilidade de formar grupos é maior estreitando laços
de amizade.
6) Apesar de a
caminhada rápida exigir um grau de atenção significativo pode-se
apreciar mais os detalhes da paisagem e tudo a seu redor. O estímulo
visual associado à atividade física tem a ver com a liberação de
endorfinas que dão a sensação de prazer durante e após o
encerramento da atividade. Isso previne a depressão e o mau humor.
7) Uma vez
escolhido um bom trajeto, será sempre saudável o autodesafio
procurando baixar cada vez mais o tempo para um mesmo percurso.
8) As pessoas
com excesso de peso devem evitar correr ou trotar mesmo que se
sintam capacitadas para isso por causa da sobrecarga nas
articulações. Depois de perder alguns quilinhos a corrida será mais
prazerosa. O mesmo vale para quem se recupera de lesões.
9) As caminhadas
com mais de uma hora exigem os mesmos cuidados dos corredores com
relação à hidratação, vestuário, tênis adequado e descanso
suficiente.
10) Os
benefícios valem para caminhada rápida na esteira cujos modelos mais
novos têm boa velocidade e inclinação satisfatória. Um DVD pode
quebrar a possível monotonia e com auxílio de um espelho corrigir a
postura e a passada.
O cálculo do gasto calórico na caminhada:
6,5 X peso Kg X tempo da caminhada /60 min
Ex: 6,5 x 80 kg 30 min./60 min = 260 calorias
O cálculo do gasto calórico na caminhada:
6,5 X peso Kg X tempo da caminhada /60 min
Ex: 6,5 x 80 kg 30 min./60 min = 260 calorias
A progressão do
exercício pode ser pela distância, pelo tempo (comece com 15 minutos e
vá progredindo) ou por ambos, mas a velocidade e a duração personalizada
somente poderá ser escolhida fidedignamente através da freqüência
cardíaca que deverá ser de 65% a 85% da freqüência cardíaca máxima –
FCM.
Antes de começar o exercício, devemos encontrar a pulsação no punho,
tórax ou região do pescoço, contando o número de batimentos por 10
segundos e multiplicar por 6, o resultado é sua freqüência cardíaca em
repouso. Ex.: 12 batimentos x 6 = 72 batimentos por minuto em repouso.
Devemos fazer o mesmo procedimento quando terminamos o exercício, para encontrarmos a Freqüência Cardíaca Após o Exercício (FCAE). Através da relação de proximidade entre FCR e FCPE descobrimos se melhoramos nosso condicionamento físico.
A freqüência cardíaca máxima é 220 – (idade da pessoa), tendo uma margem
de abrangências (desvio padrão) de + ou - 10 até 25 anos e a partir
dos 25 anos + ou - 12.
Ex.: 220 – 15 anos = 205 podendo oscilar entre 195 a 215.
Conclusão: a FCM é de 205 podendo oscilar de 195 a 215 batimentos.
Cálculo para pessoas destreinadas: FCM= 205 – (0.42 x idade)
Cálculo para pessoas destreinadas: FCM= 205 – (0.42 x idade)
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