16 de jul. de 2013

Alongamento antes e depois dos exercícios. Certo ou errado?


Sempre me lembro de ouvir profissionais em academias e afins, falando sobre a importância do alongamento antes e depois dos exercícios.
Algum tempo atrás, pesquisadores começaram a levantar que isso não faz sentido.
E o mais engraçado é que essas pesquisas são antigas, mas ainda hoje vejo pessoas alongando fortemente antes e depois do treino, desconhecendo esse novo estudo.
Porque não é certo?
A pesquisa demonstrou que alongar-se antes e depois do exercício não previne lesões e que intensos alongamentos podem prejudicar o desempenho em atividades que precisam de força muscular.
O estudo foi realizado com dois grupos: um fazia alongamentos antes e depois dos exercícios e no outro somente o exercício, sem alongamentos. O que os pesquisadores concluíram é que não houve diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos.
Se você já é adepto:
Ao realizar exercícios de alongamento antes de outros tipos de exercícios, esses devem ser leves. Assim, se você está acostumado a se alongar antes da atividade, pode continuar, mas pegando leve para não se prejudicar.
Isso NÃO significa que você deve parar totalmente de se alongar:
O alongamento deve ser feito em horário separado da atividade física, e não imediatamente antes ou logo depois, essa prática deve ser incluída como uma atividade individual. Então, vamos começar a dar mais atenção pras aulas específicas de alongamento nas academias, afinal de contas é tão relaxante fazer todo aquele aulão de alongamento.
Solta um som relax e se alongaaaaaaaaa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário